O atelier de arquitetura Studio Pierattelli interviu num pequeno apartamento de 50m2, no centro de Florença, combinando conforto com funcionalidade e design.

A residência privada é caracterizada por pequenos espaços, onde a ausência de metros quadrados não é foi limitação, mas antes uma oportunidade, e serviu de inspiração ao atelier que tão bem soube interpretar o estilo da vida contemporânea, combinando ausência e presença, função e forma, conforto e perspectiva.

Desenvolvido em dois níveis, o apartamento, propriedade de um jovem solteiro, foi completamente reconfigurado, considerando a sua condição original. Os móveis são todos feitos sob medida e a sua precisão milimétrica libertou espaços que a vida doméstica pode agora desfrutar, já que não são ocupados por estruturas ou fachadas anteriores.

Uma entrada contida abre-se para uma sala surpreendentemente grande, de altura dupla, na qual a dimensão vertical contrasta com a sala principal horizontal abaixo, usada como área de estar.

Um arco caracteriza os espaços, dando profundidade e proporção à área: um verdadeiro ponto focal em torno do qual tanto o olhar quanto as funções giram. O arco ganha protagonismo, num cenário cénico, que enquadra a cozinha e a sala de estar e determina as relações volumétricas entre os diferentes espaços. No centro, a cozinha Arclinea vigia a área de estar.

“Achamos que o apartamento teria mais espaço para respirar sem móveis espalhados por todo o lado, o que restringiria a liberdade de movimentos e contribuiria para reduzir a percepção do espaço”, afirmam os arquitetos Andrea e Claudio Pierattelli, do Studio Pierattelli.

A estrutura de madeira envernizada forma a base do grande sofá feito sob medida em azul denim; no final da estrutura, o vaso com plantas dá vida a um canto verde. Uma estante montada na parede, também em madeira lacada, liga as salas inferior e superior, imprimindo caráter e função ao apartamento.

A área de dormir é alcançada através de uma escada cuja estrutura de ferro lacada ainda suporta uma bicicleta feita por um artesão. A guarda de vidro fornece proteção a este nível superior, delimitando os espaços leve e discretamente. A sua transparência e permeabilidade à luz também contribuem para criar uma sala harmoniosa. A ‘joia’ do apartamento é a pequena janela através da qual o proprietário pode admirar a cúpula da igreja renascentista.

Os armários walk-in, localizados nos níveis inferior e superior, garantem a capacidade de arrumação necessária.

A escolha de materiais, cores e acabamentos é ditada pela necessidade de maximizar a permanência da luz e aliviar o espaço, ampliando a percepção da profundidade da sala. O parquet espinha de peixe francês expande a superfície aparente e ajuda a iluminar todo o plano. Uma paleta de cores pálidas foi privilegiada em toda a residência, com exceção da parede azul-índigo e do sofá correspondente, que, ao contrário, caracterizam todo o projeto.

A atenção aos detalhes também se reflete na escolha dos móveis, verdadeiros ícones de design: candeeiro Taccia de Achille Castiglioni by Flos, o trabalho do fotógrafo contemporâneo Wolfgang Uhlig, os projetores Fort Knox de Philippe Stark para a Flos, a mesa de café elíptica Tulip by Charles e Ray Eames, da Knoll (que pode ser facilmente convertida em mesa de jantar para seis pessoas).

Créditos das Imagens: Iuri Niccolai

5
New York City, N.Y.
Apartamento em Nova Iorque por David Scott Interiors. NYC apartment.

@davidscottinteriors | Photo by @benfinkshapiro

#bestfriends #bestclients #outsidethebox #interiordesign #nymag #nyc #apartamento #apartment #apartmenttherapy #artonwalls #sofa #lamps #lighting #interiordesign #interior #interior_delux #interiores
0
Day spa! Para sábados em que não há pressas.... Escolhemos El Gouna spa da maravilhosa Casa Cook. Piscina, 2 saunas, banhos turcos, hammam.

Spa day for a lazy Saturday in Casa Cook El Gouna with two saunas, steam rooms, plunge pools and a hammam.

@casacookhotels | @fattony_studio

#casacookelgouna #egyptianoasis #wellnessyourway #arabichealing #casacook #spaday #spa #hotels #hotel #architecture #oasis #relax
1
Lisbon, Portugal
Lojas em Lisboa, Ding Dong. Lisbon shops.

@dingdong_pt | @capdemar [foto]

#dingdong #s#lojas #shops #lisbon #lisboa #christmas #what #where #beautifuldestinations #shoplocal
1
IN|OUT Para aqueles dias de frio a MCZ pensou em soluções 🔥 quentinhas. STREAM é uma salamandra a pellets, numa estrutura de aço pintada, porta de vidro entre outras características, várias cores e combustão inteligente Maestro.

Pellet stove with no front vents, made with a painted steel structure, glass door and serpentine stone or painted steel cladding. Several colours. Intelligent combustion management with Maestro.

@mcz_group |

#mczgroup #stove #pellet #pelletstove #stufaapellet #archiproducts #arquitetura #architectures #architecture #contemporary #deco #decomaison #fireplace #salamandra #frio #inverno #glass #openhouse #openspacedesign
2
PinkHouse |

@mezzoatelier
Photography @fernandogguerra @pinkhouseazores

#arquitetura #arquitecture #architecturephotography #mezzoatelier #pinkhouse #azores #açores #white
3
Miami, Florida
CONTEXT Art Miami, 3/8 Dezembro, tapeçaria The New World, trabalho da portuguesa Vanessa Barragão representada pela Galeria Casa Cuadrada, Stand A15.

@vanessabarragao_work | @artmiamifairs | @galeriacasacuadrada

#vanessabarragao
#textileart #rug #coralreef #ecology #globalwarming #climatechange #coralbleaching #wool #handmade #textile #textileartist #textiles #textilestudio #textiledesign #latchhook #crochet #ecofriendly #vanessabarragao #contextartmiami #artmiami #miami
7
É a nossa edição de Dezembro/Janeiro da #casasdeportugal e (garantimos!) está linda!!! 💫🎄❣ Três casas fora de série, no Algarve, Santiago do Cacém e nos arredores de Lisboa, em cenários de campo e com o mar a pouca distância e ao alcance do olhar, num dos casos, e interiores que vai apetecer copiar ou, quanto muito, admirar pro-lon-ga-da-men-te 😊

É sempre um prazer enorme fazer chegar às vossas mãos, a cada edição, um número da Casas de Portugal. E esta não foi exceção.

Na capa, com fotografia de João Bessone, uma casa com história, rica em conteúdo, a começar pelo humano. De quem a habita! Boas leituras e bom fim de semana! 📷 @joao_bessone

#casas #house #housedesign #housedecor #homedecor #houseandgardens #casascomalma #interior2you #interiores #arte #art #artanddecor #designdeinteriores #designinspiration #historicalbuilding #livinginthecountry #country #countrylife #countrystyle #countryhome #casasdecampo #casasdepraia #magazine
8
Porto District
Casas e jardins na cidade. Um privilégio e santuário. Para ver ao detalhe na nossa edição de #dezembro já nas bancas.

Green wonderland in the city. What a bless!

@photographybbarbosa | @amparosantaclara | @isabelpilar

#jardim #cidade #garden #gardening #city #nature #flowers #photography #plants #beautiful #autumn #autumninthecity #outdoors #flowerstagram #naturelovers #houselovers #green #trees #organic #plantas #homedecor #giardino #jardin #homegrown
3
Quem disse que a nossa cozinha não pode ter um look campestre? Nesta dominam os tons nude, e o nosso olho vai para o tampo de mármore rústico da mesa, o fogão old school e o apontamento verde que apetece replicar usando folhas de Oliveira! Nota 10.

Sharing with you this beautiful kitchen decor and the nude colours hoping to inspire all that would like to have a bit of country atmosphere inside their city homes.

Via @white_and_natural_interiors | @pinterest
#homestyling #whiteonwhite #scandi #whiteliving #whitecrush #whitehome #whitewithwood #whitespaces #coastalluxe #naturals #whiteaddiction #naturaldecor #zenspace #whiteandnatural #homeinspo #interiorstyling #homeinspiration #homedesign #pinterest
Sem mais artigos