Por a 2 Dezembro 2025

Estas foram as 10 casas que mais apaixonaram os nossos leitores e seguidores do Instagram, durante o mês de novembro. Reveja-as de seguida.

Casas que abrem novos capítulos, casas de cidade com espaços exteriores, apartamentos que reimaginam o clássico ou espaços habitacionais que se apropriam de edifícios que em tempos tinham outra função. As casas mais vistas no Instagram da Urbana durante o mês de novembro são ecléticas, inspiracionais e surpreendentes.

Novo capítulo em Girona

Reconstruída para um casal britânico que decidiu começar um novo capítulo da vida em Girona, esta casa – antes uma ruína – foi erigida reinterpretando a tradição e acrescentando apenas o necessário. O projeto é de Fran Silvestre Arquitetos e as fotografias de Fernando Guerra. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Uma casa-pátio no centro da cidade

Uma casa voltada para o pátio ajardinado interior, com um espaço de tripla altura que funciona como filtro e transição entre o interior e o exterior, tornando-se o centro da casa. O projeto é assinado pelo escritório Gradolí&Sanz Arquitectos e as fotografias são  de María Mira. Leia a história e veja todas as imagens aqui.

Assinatura pessoal

Na zona do Estoril, resguardada entre muros, esta casa é um reflexo de uma vida preenchida. Aqui, a elegância do clássico contemporâneo encontra a espontaneidade de objetos com história e a sofisticação de um olhar criativo. As fotografias são de Gui Morelli. Saiba mais sobre esta casa, aqui.

Atmosfera especial, em Cracóvia

Entre memórias partilhadas e uma curiosidade antiga, o coletivo One Desk deu nova vida a um apartamento no antigo bairro judaico de Cracóvia — um espaço cheio de história, onde a luz e a leveza entraram, finalmente, para ficar. As fotografias são de Migdal Studio. Veja mais aqui.

Renovar o clássico

O coletivo One Desk assina este apartamento em Carcóvia que teve como objetivo revelar o que ainda se mantinha de mais valioso da estrutura original datada do século XIX. As fotografias são do coletivo N2 Studio. Veja mais aqui.

Whispering Whites

Em Lisboa, este apartamento com design de interiores da Viterbo Interior Design materializa um encontro entre arquitetura histórica e design contemporâneo e minimalista. Formas esculturais, geometrias suaves e camadas de branco criam um santuário para uma vida tranquila. As fotografias são de Francisco Nogueira. Veja mais aqui.

Convite à peregrinação

Organizada em quatro quadrantes, a dispersão dos espaços que compõem esta casa é um convite à peregrinação entre eles, obrigando ao constante contato com a terra, o ar e a montanha. O HW Studio assina o projeto e Cesar Bejar as fotografias. Veja mais aqui.

Transformação de igreja abandonada em casa

Este projeto, do coletivo espanhol Garmendia & Cordero, venceu o Prémio Reabilitação e Restauro COAVN 2022, Best Project 2019 Archilovers, entre outras menções. As fotografias são de Calos Garmendia Fernández. Veja mais aqui

Masseria Torre

No coração de Polignano a Mare, o ateliê Flore & Venezia renovou um raro exemplo de arquitetura rural. A Masseria Torre ergue-se por entre oliveiras, resultado de um gesto arquitetónico silencioso e ponderado que devolve à Apúlia um fragmento da sua história. As fotografias são de Carlo Oriente. Veja mais aqui.

Uma casa para dois

O pied-à-terre de Michael Miranda na Foz, diretor criativo da Ding Dong, é, talvez, um dos mais íntimos do seu portfólio. O espaço sintetiza memória e contemporaneidade, é um tributo ao legado arquitetónico dos anos 70 e um manifesto do estilo cosmopolita que define a vida de Michael e do marido. As fotografias são de Cláudia Rocha. Veja mais aqui.