
Jorge Sá – Diretor de Projeto

O projeto Casa 23 nasce como um projeto assinado por Sandra Pinto, experiente em coordenação de projetos nacionais e internacionais, cujo portefólio tem vindo a tornar-se cada vez mais extenso e procurado. Aqui desenvolve projetos tailor-made nas áreas da Arquitetura e Design de Interiores.
A marca Casa 23 distingue-se pela abrangência de serviços que fornece, dividindo-se então entre Interior Design e Collection, culminando assim o mundo do design de interiores, mas também a criação de produtos exclusivos, requintados e de qualidade extrema, valorizando os artesãos nacionais.
A Casa 23 têm uma abordagem transversal ao espaço, desenvolvendo projetos de design de interiores, arquitetura e consultoria. Recorrendo às mais modernas ferramentas de modulação 3D, abordamos cada projeto de forma individual e intimista, desenvolvendo projetos de raiz pensados à medida do espaço e do cliente.
A missão do projeto Casa 23 é que o design, o conforto e a funcionalidade dos ambientes se interliguem e que por sua vez sejam criados espaços que respondam à necessidade e ao desejo de quem usufruí dos mesmo, explorando sempre a criatividade, a qualidade e a exclusividade.
Rua da Chamusca, 13 | 4415-442 Grijó | +351 220 169 704* | +351 937 199 663** (*Chamada para Rede Fixa Nacional | **Chamada para Rede Móvel Nacional) | [email protected] | casa23.pt | Instagram | Facebook | Pinterest
Portfólio
Casa Citadina
Para um jovem casal com 2 filhos desenhamos os interiores de uma casa na cidade.
Uma casa de 3 pisos com uma arquitetura moderna e sofisticada. O desafio era criar uma casa prática, mas muito elegante e diferenciada. Apostamos num projeto que se distinguisse pela conjugação de acabamentos e materiais distintos, mas coordenados de modo que o resultado final fosse único, especial e irrepetível, não queríamos uma casa “a metro” como acontece em muita da construção nos nossos dias!
Entramos na obra assim que a arte de pedreiro ficou pronta. A partir daí foi o fantástico frenesim da escolha de todos os detalhes. O desenho de todo o mobiliário ao detalhe, incluindo as bancadas dos lavabos, os revestimentos, a cor das paredes, a distribuição da iluminação de acordo com a decoração, cada ponto de luz, cada centímetro da casa passado para o papel e depois para a realidade.
O open space de cozinha, zona de jantar e sala de estar foram desenhados para estar em perfeita harmonia com o exterior, com todas as comodidades necessárias, mas com áreas de circulação generosas. Numa zona contigua, separada apenas por um bonito fogão de sala com 3 frentes, está uma pequena sala mais privada. No piso inferior da casa um amplo salão acolhe o bilhar e um sofá mais cozy para os dias de maior lazer. O lavabo da Suite Master prima pela beleza da luz natural e os das crianças pelo toque de cor, na parede em pastilha que se envolve com as cores dos quartos dele e dela…
Casa do Adro
A casa do Adro situa-se no adro da capela.
Deparamo-nos com um espaço que em tempos foi uma cavalariça e albergue de outros animais. Um espaço escuro, com paredes em pedra e saibro, um telhado de madeira também escuro e um pé direito generoso pelo qual nos apaixonamos. Pretendia-se um espaço de lazer, uma zona social avantajada, mas a configuração existente era limitada pois tratava-se de um espaço muito comprido e estreito.
Desenhamos um novo corpo para alargar o espaço, nesse novo corpo contemplamos grandes vidraças que dão para o jardim e inundam a sala de luz…O interior passou a estar numa simbiose perfeita com o exterior.
Os trabalhos passaram por trazer a pedra para a ribalta, conjugá-la com paredes de pladur limpas e depuradas, o chão em argamassa autonivelante deu o toque final ao espaço, que pretendíamos moderno e despretensioso.
A decoração acrescentou o conforto necessário. Um mega tapete em lã da nova Zelândia está rodeado de peças confortáveis e versáteis. Usamos diversas textura e materiais, linhos misturados com veludos e bouclés, mobiliário em folha de carvalho ora natural, ora escurecido, algum toque de glamour com as mesas em acabamento dourado.
Demos primazia aos tons terra e ás formas orgânicas para manter a harmonia com a natureza exterior, tão presente neste espaço. Um pequeno canto de leitura, faz as delícias de quem quer estar mais tranquilo num amplo espaço perfeito para receber um bom grupo de amigos ou uma fantástica reunião de família.
A Casa Velha
A Casa velha ficou nova. É com carinho que continuamos a chamar a casa Velha a esta magnifica casa.
Uma casa com mais de 100 anos apresentava-se cheia de alma, mas a pedir um novo look, diziam alguns que era necessário deitar paredes a baixo, para criar espaços mais amplos… revestir paredes, dar um ar moderno…
Foi o que não fizemos. A obra passou por tornar a casa moderna sim, com comodidades como ar condicionado, música ambiente, janelas duplas e outros isolamentos necessários para o máximo conforto. Mas o que ela tinha de mais valor, a sua alma, lá ficou. Os tetos foram reproduzidos como os originais assim como roda pés, portas, portadas e outros deliciosos pormenores que só se faziam há mais de 100 anos. Os espaços continuaram pequenos, mas comunicam entre si de uma forma natural e muito fluida.
A decoração fez o seu papel para acrescentar valor. Peças de autor combinadas com materiais nobres como o pau santo do aparador e luminárias suspensas de marcas conceituadas, fazem desta casa uma casa de exceção.