Por a 31 Janeiro 2023

O que era uma pequena casa sem grande identidade, ganhou presença e sofisticação através de uma remodelação que combinou funcionalidade, texturas, cores e materiais. O resultado foram espaços integrados e intimistas, encimados por um terraço com piscina.

Projeto: Escala Arquitetura / Fotografias: MCA Estúdio

Era uma vez uma pequena casa de vila, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, que pese embora o charme, não satisfazia por completo os anseios dos seus proprietários. A história, seguiu para um projeto de remodelação total, encomendado ao escritório Escala Arquitetura, que entre outras decisões, adicionou um terceiro andar à casa e criou uma forma de relacionar todos os pisos e inundá-los de luz natural.

Entre os pedidos dos proprietários estavam uma sala maior com cozinha integrada, uma zona de serviço com uma casa-de-banho social, três quartos, uma sala mais íntima e a construção de um terceiro andar com piscina, churrasqueira, home office e sala de estar. Amantes de bicicletas, era também necessário contemplar espaço para as arrumar , sendo este de acesso fácil.

Em termos conceptuais, no geral, queriam espaços integrados em todos os andares, mas que, ao mesmo tempo, proporcionassem momentos mais intimistas em família. Era também necessário garantir privacidade a partir do exterior, sem bloquear a passagem de luz natural.

A fachada acabou marcada por duas caixas pretas: a primeira apresenta três planos pintados de preto que delimitam e protegem a área da entrada: a porta de acesso, o muro lateral e a viga metálica; A segunda caixa preta é suspensa e abriga as janelas dos quartos e uma jardineira linear, que funciona também como beiral.

No interior, para criar os ambientes pretendidos, foram demolidas paredes existentes, o que levou à necessidade de um reforço estrutural em todas as lajes através de vigas metálicas, que não só ficaram aparentes como também foram pintadas de preto para ressaltar e valorizar ainda mais esta nova estrutura. O piso térreo, após a remodelação, foi ocupado por uma sala ampla que reúne ambientes de estar, jantar e cozinha. A casa de banho foi camuflada por um volume curvo revestido a madeira.

Segundo as arquitetas autoras do projeto, a decoração é atemporal e mistura diferentes estilos, cores e texturas em cada ambiente, criando uma atmosfera única em cada andar. “Apostámos em materiais contrastantes: o natural e o industrial. O tijolo aparente e a madeira trazem um clima de arquitetura vernacular, enquanto o cimento e as vigas metálicas pintadas a preto trazem uma linguagem contemporânea industrial”, avalia Carolina Escada. No que diz respeito ao mobiliário, destacam a poltrona Mole de Sergio Rodrigues, a mesa de centro Canguru de Isabela Vecci e o pufe Uni de Nani Chinellato. Outro destaque são as bicicletas do casal que ficam expostas, como se fizessem parte da decoração.

Sobre a paleta de cores e a escolha dos materiais, a dupla evidencia a mistura de texturas, materiais e cores, que resultam numa composição única em cada piso. Na cozinha, por exemplo, destacam o pavimento cerâmico em xadrez.

O terraço aberto é a cereja no topo do bolo. Aqui, a piscina foi revestida com pedra hijau e contornada com um deck de madeira, que também funciona como banco. No lado oposto, a área gourmet recebeu um acabamento preto, tanto na bancada como na parede ao fundo e nos armários.

0
Would love your thoughts, please comment.x