Por a 12 Outubro 2022

É a única obra de Renzo Piano em Portugal e destaca-se por combinar uma arquitetura ultramoderna com elementos de design distintos, e uma tecnologia de ponta com uma forma de viver sustentável. Mais do que um projeto imobiliário, o Prata Riverside Village apresenta-se como um conceito de vida.

Fotografias: Ricardo Oliveira Alves

Idealizado por Renzo Piano, vencedor do prémio Pritzker em 1998, o Prata Riverside Village, localizado na zona de Marvila em Lisboa, é uma vila urbana à beira-rio, que combina elementos arquitetónicos e de design distintos –  como os azulejos tradicionais – com uma arquitetura ultramoderna.

O projeto de desenvolvimento imobiliário, que é atualmente o maior em construção no centro da cidade de Lisboa, é a única obra do aclamado arquiteto italiano em Portugal, e convida a uma nova forma de viver e a um conceito de vida que alia a modernidade à funcionalidade.

Esta “vila à beira-rio” está equipada com espaços comerciais e de serviços, ciclovia e parques infantis, capazes de servir não só a comunidade de residentes, mas também de atrair, só por si, visitantes de outros bairros lisboetas. Tudo isto, coroado pelo Parque Ribeirinho Oriente e por uma ligação ímpar ao Tejo.

Os edifícios e os apartamentos do Prata, considerado o Melhor Empreendimento Imobiliário na categoria de Habitação em Portugal (Prémio SIL 2019), estão equipados com tecnologia de ponta, de forma a melhorar a experiência de vida dos seus habitantes, enquanto oferecem soluções que promovem a eficácia e a eficiência, nomeadamente a nível energético. Neste campo, destaque para a iluminação LED nos apartamentos e nas partes comuns, o sistema solar térmico com depósito para aquecimento de águas, o sistema de segurança com deteção de incêndios, fugas de gás e inundações, assim como o videoporteiro, Sistemas CCTV e de Deteção de Intrusão. Referência ainda para o facto de todos os apartamentos terem estacionamento com carregador elétrico próprio – incentivando a mudança dos seus clientes para veículos menos poluentes -, e parqueamentos para bicicletas com vista a alterar a mobilidade dos residentes.

Além da componente residencial, o Prata Riverside Village terá no seu coração um edifício totalmente dedicado à atividade comercial, concentrando uma vasta oferta na área alimentar, assim como um espaço dedicado a uma componente de fitness, incluindo piscina e/ou SPA, para o condomínio e comunidade visitante.

Atualmente, o Prata conta já com diversos espaços comerciais, como o primeiro showroom em Portugal da GROHE, líder mundial em soluções completas para casa de banho e acessórios de cozinha, a Delta The Coffee House Experience, a Rise Bike Shop, a Mercearia da Prata, a boutique de beleza Into Beauty, a loja de mobiliário Eliteline, e o ateliê de arte de Luís Pintão.

Em breve, será a vez do Restaurante Rio de Prata, da loja de design e arquitetura de interiores de Carla Zuzarte e da Lavandaria Riverside se juntarem à oferta comercial do Prata Riverside Village.

E porque a VIC Properties acredita que os empreendimentos são muito mais do que betão, tem apostado, e continua a apostar no apoio a diversos projetos culturais. Exemplo disso foi o protocolo firmado em junho de 2020 com a Plataforma P´la Arte. A primeira ação no âmbito deste acordo foi a cedência, em plena pandemia, de dois espaços comerciais do Prata Riverside Village, onde artistas que ficaram sem espaço de trabalho puderam instalar os seus ateliês. Já em maio de 2021 nasceu o Mercado P’la Arte, que se realiza no primeiro sábado de cada mês no parque de estacionamento do Prata Riverside Village. Aqui, dezenas de artistas têm oportunidade de expor e comercializar as suas criações.

De salientar ainda que, o Prata tem sido palco de exposições, como a F+S+T=X, que mostrou obras de Fernão Cruz, Sara Mealha e Thomas Langley, entre outras. Para além disso, o Prata Riverside Village cedeu os seus terrenos para a instalação de obras da coleção IAMSTUPID, de Robert Panda, e criou em conjunto com a galeria Underdogs um circuito de arte urbana, com obras de Maria Imaginário, Jorge Charrua e Guga Liuzzi.

0
Would love your thoughts, please comment.x