Por a 12 Outubro 2021

A peculiaridade desta casa reside no terreno muito estreito (3,80 m de largura) e no seu pátio muito comprido. Os clientes, um casal com dois filhos, queriam um programa que correspondesse ao padrão familiar, no fundo, uma casa para quatro pessoas.

Fotografia: ©José Hevia

Os arquitetos catalães Vallribera Arquitectes assinam o projeto de reforma desta casa, partindo do volume preexistente, criando três quartos de dimensões generosas e proporções semelhantes. No piso térreo, de frente para a rua, fica o quarto do filho mais velho. No primeiro andar, ficam dois quartos, um para o casal e outro para o filho mais novo, cada um localizado numa fachada. A área central é usada para duas casas de banho. O primeiro andar e o piso térreo também poderão ser usados pelas visitas. O volume foi aumentado para poder alojar a sala de jantar e a cozinha, em frente ao jardim do pátio, num só plano. Um novo mezanino foi adicionado sob o teto, proporcionando um espaço multiusos extra, adequado para estudos ou para um quarto provisório. A escala original foi mantida.

A largura da casa condiciona a distribuição de tal maneira que o arranjo das divisões parece ser uma tradução direta do esquema do programa de necessidades. Tal simplicidade foi compensada trabalhando com diferentes alturas e tipos de teto. Os quartos têm um teto baixo, liso e pintado de branco. As áreas sociais da casa (cozinha, sala de jantar, escada, área de estudo e espaço multiusos) têm tetos altos, onde é possível vermos as vigas e arcos antigos, também brancos.

As áreas ampliadas (sala e WC no segundo andar) têm duas novas lajes de vigas e tábuas de madeira que dão um contraponto quente à casa.

No segundo andar, esse conjunto de espaços com diferentes alturas adquire a máxima expressão quando o teto do núcleo do WC e a escada, muito baixa (2,20 m), dão lugar ao estúdio onde fica o velho telhado inclinado, a uma altura superior a 4m. A partir deste espaço, via a escada de “pintor”, acedemos ao sótão. O pavimento destaca os tetos e unifica o conjunto com uma peça de cerâmica rústica. Autênticos protetores solares, as famosas persianas de Alicante, especialmente no pátio, sublinham o mesmo: elementos tradicionais, aplicados de maneira contemporânea.

O isolamento das fachadas e telhado foi assegurado; novas janelas e persianas foram desenhados para a gestão de energia; elementos de pedra colocados estrategicamente garantem inércia e os elementos de madeira promovem o controle higrotérmico; foram consideradas as melhores opções para a instalação de sistemas de aquecimento, refrigeração e ventilação. Tudo com o objetivo de tornar a casa confortável e com eficiência energética.


0
Would love your thoughts, please comment.x